Perfil Giraffas: Marcelo Mello

Confira a trajetória do primeiro investidor do Giraffas na região do Piauí

Graduado em Economia pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Mello é franqueado do Giraffas desde 2008 e foi o primeiro investidor da rede no estado do Piauí.

Jovem e empreendedor por natureza, Marcelo começou sua trajetória profissional como estagiário de um grande banco e, na mesma época, fazia um curso de informática. Reconhecendo seu esforço, o dono da escola de informática decidiu contratá-lo e Marcelo passou de aluno para professor. Não demorou muito para que se tornasse supervisor e, com 21 anos, virou gerente da filial da escola. Inquieto e com vontade de crescer cada vez mais, Marcelo teve muitas oportunidades profissionais. Além de trabalhar em uma casa de jogos, o empresário atuou em uma grande rede de fast food – onde começou como trainee e chegou a ocupar o cargo de gerente de treinamento –, e trabalhou na maior empresa de soluções de limpeza do País, começando como vendedor e sendo promovido ao cargo de gerente de vendas do Nordeste.

Buscando estabilidade e mais tempo para dedicar à família, Marcelo começou a cultivar um desejo antigo: se tornar empreendedor em sua cidade natal. Foi quando fez uma viagem para Brasília e seu cunhado o levou para fazer uma refeição no Giraffas do aeroporto da cidade. Marcelo se apaixonou pelo conceito da rede, que oferece refeições completas e de qualidade no segmento de fast food, e decidiu que queria fazer do Giraffas o seu negócio.

Logo no primeiro contato, Marcelo conversou com o fundador da rede, Carlos Guerra, e a partir disso, trabalhou duro e em conjunto com toda a equipe da franqueadora para levar o Giraffas a Teresina. Em 2008, inaugurou sua primeira unidade do Giraffas no Teresina Shopping, centro comercial com o maior índice de vendas da região. “Direcionei todas as minhas energias para uma marca muito forte e em que eu acreditava. Todos os processos para a abertura da primeira loja aconteceram em menos de 100 dias e a inauguração foi avassaladora”, conta ele, acrescentando que a experiência no segmento de alimentação, somada ao profissionalismo de uma grande marca como o Giraffas, resultou em um negócio de muito sucesso. “Costumo dizer que foi um ‘casamento perfeito’”, enfatiza. Hoje, Marcelo conta com 4 restaurantes do Giraffas no Piauí, entre shoppings e supermercados, fatura cerca de 10 milhões por ano e emprega mais de 80 pessoas.

Além de franqueado da rede, Marcelo também faz parte, como representante do Nordeste, do Comitê de Gestão de Pessoas, que se reúne três vezes durante o ano e conta com a presença de pessoas da franqueadora e franqueados considerados referência. O Comitê tem como objetivo discutir ações e ferramentas de boas práticas para potencializar a gestão de pessoas nos restaurantes. “Representando a minha região no Comitê de Pessoas, consigo formatar, junto dos demais participantes, ferramentas para aprimorar ainda mais nosso modelo de desenvolvimento. Tenho muito orgulho de fazer parte disso, pois já construímos muitas coisas boas”, pontua ele.